After studying at the Sorbonne in Paris (1993-98) and travelling abroad especially to Los Angeles, CA, USA, where he stays over long periods of time, he starts painting in the vein of the French Figuration Libre movement. His first show is held in Marsanne (Drôme-Provence,1999). Laurent La Gamba sets up his studio in Monléon-Magoac (Hautes-Pyrénées) in 1995. His painting evolves hand in hand with photography: large canvases (using acrylic paint) which can be likened to American photorealism, he creates close-up portraits of his entourage, family and neighbors. In 2001, he undertakes a series of self-portraits, where cigarette dangling from his mouth, his face painted in a photorealist fashion he morphs into a stewardess, a Mc Donald's manager, Bob the Builder or a veiled woman. The focus is on the face, the background and accessories are painted with haste. This series is completed with some photo-montage work: a mixture of photography and painting (Tarbes Chamber of Commerce Show 2001). Excerpts of psychoanalyst Jacques Lacan's writings accompany his work. This combination tips La Gamba's oeuvre into conceptual photography. And thus begin the first in situ Camouflages and pro-cryptic installations which he works on whilst obtaining a Pollock-Krasner Foundation grant and being artist in residence at the La Napoule Art Foundation (Mandelieu, France 2001). He dresses his models or himself in white suits which are then painted into a chosen environment to have them then disappear. At first there are indoor portraits and then more elaborate outdoor portraits/ camouflages in supermarkets, airports, in front of cars, fridges, cookers... He also creates videos and installations.
En Francais: http://fr.wikipedia.org/wiki/Laurent_La_Gam
Laurent La Gamba é um artista conceitual francesa e fotógrafo nascido em 23 de Janeiro de 1967.
Depois de estudar literatura na Sorbonne, em Paris, em viagens ao estrangeiro, particularmente em Los Angeles, onde ele fica um tempo, ele começou a pintar na veia de representação livre. Primeira exposição em Marsanne.
Laurent La Gamba mudou-se para Monléon-Magnoac em 1995. Sua pintura evolui fotografia relacionado: os principais formatos de acrílico que pode ser comparado ao hiper-realismo americano, close-up retratos de seu ambiente familiar e de vizinhança. Em 2001, ele atacou com o mesmo espírito de uma série de auto-retratos cáustica ou cigarro na boca, de seu rosto pintado hyperrealist, ele se transforma em aeromoça, trabalhador, gerente do Mc Donald, afegãs mulher ... Atributos e fundos são pintados às pressas. Ele continua esta série usando fotomontagem em um mix de fotografia e pintura. Os escritos de Jacques Lacan acompanhar suas produções. Este trabalho faz com que a mudança para a fotografia conceptual. Testemunhou a sua primeira in situ e Camos Homochromies desenvolve, obtendo a Fundação Pollock-Krasner Fellowship New York e da Fundação Napoule Mandelieu. Veste-se grosseiramente pintado partes de caracteres que permitem que elas se misturem em diversos ambientes. Primeiro colocado na frente dos retratos pintados também fundos e de 2002 dos processos mais sofisticados, dentro ou fora, ou camuflagem pintada corpo com o meio ambiente. Por exemplo, em supermercados, aeroportos, antes que os carros ou paisagens, integrados em uma geladeira ou fogão. Desde Magnoac, ele leva uma carreira densa em França e no estrangeiro, nomeadamente nos Estados Unidos em Museus e Centros de Arte Contemporânea. Ele completou a sua obra de instalações e vídeos. Exposições individuais recentes em Nova York, Anchorage, Montreal, Taiwan Portland. No homem e da sociedade ativista veste uma olhada nos limites da crítica social. .ISBN 9782916650104
Colecções públicas
O Instituto de Arte de San Diego, San Diego, EUA
La Napoule Art Foundation, Mandelieu La Napoule, França
Art Center Waco, Waco, Texas, EUA
Arizona State University Art Museum Vídeo Archives, Tempe, Arizona, EUA
O Museu do Espaço, Toulouse, França
CAMAC-Marnay Art Center, Marnay-sur-Seine, França
Imaging, Lannion, França
NAP, Novo Programa Artes, Museu Kutztown, Pensilvânia, EUA
MNE, Florida State University Museum of Fine Arts, Tallahassee, Florida. EUA.
Griffin Museum of Photography, Winchester, USA
Artothèque Hennebont, França.
Os Iowa Bienal Arquivos de Pesquisa, Universidade de Iowa, EUA.
El Museo de Fotografía "Fernando Paillet" Argentina
MoMA / Franklin Furnace Artista Reserve Collection - Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, EUA
Juming Museum of Art, Taipei, Taiwan, R.O.C.
Biografia
Filho de Ginette e Claude Camy La Gamba, Laurent La Gamba nasceu em 23 de janeiro de 1967. Bondy Em 1982, ele conhece Chloe Newton Molina, que se tornou sua esposa em 1992. cidadão britânico, ela vai participar activamente na sua influência e abertura para a internacionalização de sua arte. Eles tiveram dois filhos Eliot e Rafael.
Estudos
Juntamente com a literatura estudos modernos curso preparatório e da Sorbonne, onde obteve sucessivamente um mestrado e pós-graduação em Literatura Moderna, Laurent La Gamba leva um artista de trabalho. A influência de seus estudos cartas, incluindo a influência com o seu conhecimento da psicanálise levou a trabalhar sobre o tema da auto-retrato. Ávido leitor das obras do psicanalista Jacques Lacan, La Gamba sempre colocar seu trabalho em um projeto de iluminação precisa e detalhada teorias argumentavam muitas vezes do estádio do espelho e transitivismo. Seu trabalho lhe rendeu a camuflagem em reconhecimento internacional.
Infância
Em 1999, Laurent La Gamba faz uma série de grandes formatos de acrílico, que poderia ser comparado ao hiper-realismo americano, close-up retratos de seu ambiente familiar e de vizinhança. Em 2001, ele atacou com o mesmo espírito de uma série de auto-retratos cáustica ou cigarro na boca, de seu rosto pintado hyperrealist, ele se transforma em aeromoça, trabalhador, gerente do Mc Donald, Afghan mulher ...
Camuflagem e Homochromies
O trabalho sobre o retrato e auto-retrato é a chave para a fotografia conceptual. A história diz que o artista fez o seu primeiro dia de camuflagem "em 11 de setembro." Nascido a primeira Camos in situ e Homochromies ou vestidos artista grosseiramente pintado partes de caracteres que permitem que elas se misturem em diversos ambientes. Em primeiro lugar colocado na frente dos fundos retratos também pintadas e usando processos cada vez mais sofisticados, dentro ou fora, ou camuflagem pintada corpo com o meio ambiente. Por exemplo, em supermercados, aeroportos, antes que os carros ou paisagens, integrados em uma geladeira ou fogão, trabalho que lhe rendeu reconhecimento internacional.
Comentários sobre o trabalho
"Laurent La Gamba, uma prática também camuflagem, mas os negócios através da homochromy animais induzindo a noção de sobrevivência nos lugares de nosso ambiente urbano. Além de um questionamento da nossa relação com a sociedade de consumo, a necessidade duplica aqui uma dimensão sociológica e psicanalítica relacionada com o desejo de aparecimento e desaparecimento. Este processo binário é consistente com a de anamorfose, princípio recorrente nessa abordagem artística. De acordo com as abordagens e Liu Bolin Desiree Palmen, Laurent La Gamba trabalha in situ através da criação de uma camuflagem permitindo que um indivíduo para se fundir com um local existente.
Lembre-se que os não-lugares concordar com a visibilidade e invisibilidade da fronteira. Eles podem ser cruzados, em princípio, muito livre e anonimamente, se apenas a cada entrada e saída, o usuário deve identificar-se com a apresentação de sua carteira de identidade ou cartão de crédito pagamento . Laurent La Gamba, além do investimento desta demissão, emblemático da nossa sociedade de consumo, escolheu para localizar a sua intervenção no departamento de gasto com comida de cachorro, e enviando-nos aos nossos instintos de sobrevivência através de o processo de camuflagem animal. O documento fotográfico apresenta desta vez sobre o eixo horizontal e, como em composições anteriores, não oferece Veduta, sem abertura para alargar a nossa visão de uma economia de fora.
O fenômeno do desaparecimento, a aparência, fortemente ligada à nossa cultura cristã marcado pelo desaparecimento e reaparecimento do Cristo, é propício para a concretização do limite do corpo nestas composições: tanto invisível ainda perceptível ao tangível e intangível. Para além de um questionamento da nossa relação com a sociedade de consumo, esta representação da fronteira visível duplica isso aqui é uma dimensão sociológica, psicanalítica e etológica. Laurent La Gamba, "O supermercado é um espaço de cor potencialmente cataleptiform, como é a floresta ''
Ver e têm: o espírito de um lugar de consumo
Laurent La Gamba é um artista francês nascido em 1967. Sua abordagem sob in situ, no entanto, difere de Desiree Palmen, na medida em que ele não construir o seu sistema baseado em uma câmera de vigilância. Ele também funciona em não-lugares: espaços de trânsito produzidos pelo "supermodernidade", segundo Marc Augé; espaços emblemáticos do nosso tempo presente trabalho em série, Laurent La Gamba fez várias intervenções nos supermercados. O Genius Loci Latina tem sido desalojado pela implementação do supermercado. Sua floresta nativa, mágico e sobrenatural, virou terreno baldio inelutavelmente industrial, desprovido de identidade e história. O camaleão, ambos transformados e agente transformador, enfrenta os lugares para o público e na posição de voyeur e potencial predador. O espírito do lugar, jogado no fundo de sua escala pela intervenção de Laurent la Gamba, portanto, dentro da mitologia junk analisados por Roland Barthes, "Este é o plástico frégolisme está completo, ele pode formar tanto baldes como jóias. " Máscaras de plástico, ao lado da cabeça do personagem camuflados, são, de fato aqui que os ecos claros da decepção festa na base de consumo de massa, "A sociedade de consumo e seus avatares são, naturalmente, o principal exemplo de tópico reclamou que confronta o homem com suas iscas. ".
A demissão investido aqui por Laurent La Gamba não é outro senão o supermercado. O acúmulo de garrafas de Coca-Cola e vários produtos de consumo relacionados com o tema do além, através deste Halloween, nos remete à natureza mortal do capitalismo analisado por Arnsperger: "Acumule, c ' não quero saber e transformar o desejo em uma necessidade cada vez insatisfeito constantemente preenchido e recheado. Ele está buscando uma imortalidade ilusória ". O espírito do morto para aqui ao lado o espírito de não-suit. O supermercado, sócio Laurent La Gamba para a floresta, por isso não é apenas um lugar onde se pode errar, mas especialmente um lugar onde pode-se perder a sua alma ....
Bolsas e Prêmios
2003 Preço Hugh M. Davis - Art San Diego Institute-San Diego, SDAI, EUA
2003 Preço Richard Notkin - Holter Museum of Art - Helena, EUA
2003 Preço Karen Hass - Griffin Museum of Photography, Winchester, EUA
CAMAC 2003 / Marnay Art Center, Marnay-sur-Seine, França
2002 Fundação de Arte de La Napoule, La Napoule-Mandelieu, na França
Pollock-Krasner Foundation 2001-2002, New York, EUA.
Artigos, notas e referências
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As projecções de vídeo
VÍDEO: "kreisen" screening vídeo, 3 de setembro de 2003 - Galerie für Landschaftskunst, com curadoria Dirck Möllmann, Hamburgo, Alemanha.
VÍDEO: "Screening Video" Sztuka Fabryka-Media Art Festival, Sin-Niklaas, Bélgica *
WEB triagem :, com curadoria de Timothy Nohe, Departamento de Artes Visuais da Universidade de Maryland, Baltimore, Maryland, EUA
VÍDEO: Juming Museum of Art, Taipei, 21 de novembro de 2006, Taiwan, ROC
TV
"A Camuflagem urbana" Crônica de Daphne Burki, a edição especial, Canal +, março 20, 2009
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